quinta-feira, 25 de maio de 2017

Um sonho: Formatura


Depois de mais de um ano com o blog em hiatos, finalmente estou me esforçando para colocá-lo na ativa, mas, vou confessar, que é complicado manter boa frequência, um dos motivos da ausência nesse último ano foi o fato de que assumi a comissão de formatura da minha turma e vou contar um pouco sobre como tem sido essa experiência e dar algumas dicas para quem está participando ou pretende participar de uma comissão de formatura.
Desde que começamos a pensar sobre a formatura, aconteceram vários empecilhos e problemas, na criação da comissão, por exemplo, que foi algo no estilo "quem tem interesse em participar, levanta a mão", um grande grupo se juntou e lá fomos nós participar de reuniões com as empresas, simples assim. Porém, hoje percebo que é essencial definir cargos desde o início, quem vai se responsabilizar pelo quê? Quem vai cuidar do dinheiro? Quem vai pensar nos eventos? Quem vai anotar as reuniões? Pode parecer que não, que dá pra fazer tudo em conjunto, cada um faz um pouco, mas, acredite, facilita muito ter a certeza de quem está responsável por cada coisa.
Comissão definida é hora de buscar por uma empresa para assessorar o evento.
Mas eu preciso mesmo contratar uma agência? Não podemos fazer tudo sozinhos? Poder, até pode, mas é um trabalho difícil e que demanda tempo. A agência de formatura é que irá fazer a ponte entre a turma e os fornecedores, além de cuidar dos serviços necessários no dia e organização da estrutura da colação e da festa. Não desacredite do trabalho de uma boa agência porque vai fazer muita falta, principalmente quando se tem trabalhos, estágios, TCC's e mais mil coisas que ocupam o tempo de um universitário no último ano da graduação.
Mas antes de escolher uma agência é preciso pesquisar bastante, falar com outras pessoas que já tiveram experiência com alguma empresa, também existem sites como Reclame Aqui que são muito úteis nessa hora. Não decida se baseando apenas nos preços, os valores não variam muito, pois os fornecedores serão basicamente os mesmos, o serviço oferecido é que conta como um diferencial. Portanto, compare os orçamentos, os fornecedores e serviços oferecidos dentro do planejamento de cada empresa e desconfie quando houver uma variação muito grande de preços.
Antes de tomar qualquer decisão definitiva é essencial verificar se a turma concorda, pois, para que a formatura aconteça, é preciso que a maior quantidade de alunos possível queira participar. Obviamente não precisa levar todas as dez empresas com as quais a comissão se reuniu, basta separar aqueles que gostaram mais, que passaram mais confiança e que estão dentro das expectativas da turma. A ideia da comissão é exatamente de realizar uma "filtragem" em tudo, não se deve decidir tudo sem o consentimento dos demais alunos, mas também não tem porque levar várias opções, isso com certeza vai gerar dificuldade nas escolhas.
Por fim, garanta que todos os interessados participem da escolha, seja na sala, grupo do Facebook ou WhatsApp para que nenhum colega sinta-se excluído ou questione a escolha feita em grupo.
Mas tudo isso é só o começo do planejamento, viu. Ainda tem muito até chegar ao grande dia e, se quiser saber mais sobre o processo e as experiências que estou passando, acompanhe e comente, pergunte, fale suas dúvidas que trarei mais curiosidades e dicas sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que tenha gostado do post e sinta-se à vontade para dar sua opinião aqui e voltar sempre que quiser. Pode também deixar o link do blog para que eu e outros leitores possamos conhecer um pouco de você.
Muito obrigada pela visita <3