Era uma vez uma pobre princesa...


Entro no cômodo escuro, a encontro no chão frio abraçada a sua boneca de pano preferida, aquela que ganhara ao nascer de seu pai. Seu pai. Aquele que se fora há anos, saiu pela porta sem olhar para trás, sem olhar o estrago. Princesa é o nome da boneca, pois lera uma vez em um livro - que não lembra onde deixara - que toda menina é digna de ser uma princesa, inclusive ela, mas sua mãe não concordava. "Você não é uma princesa, menina. Acorda pra vida" repetia sua mãe diariamente. Ela finalmente acreditara não ser digna de ser uma princesa. Quanta mentira para uma só criança. Minha pequena princesa acreditara em tantas mentiras. Mentiras tais que a colocaram nesse chão.
Não há lágrimas em seus olhos, ela está distante, presente só de corpo. Pobre princesa desacreditada de si. Deito-me ao seu lado. Olho em seus lindos olhos verdes já tão apagados procurando por alguma verdade em meio a tanta mentira, alguma razão para sorrir em meio a tanta tristeza.
Minha pobre princesa que já não sonha acordada e afugenta seus sonhos da noite logo ao acordar pela manhã. Tão nova, tão linda, tão tristonha, tão sem rumo... Pobre garotinha sem contos de fadas antes de dormir. Lhe faltam os elfos, as ninfas, bruxas, duendes... Lhe falta a fada madrinha. Era uma vez uma pequena princesa que desconhecia sua coroa. Pobre princesa desinformada.
- Sonhas acordada? - pergunto afagando sua cabeça.
- Já não sei sonhar. É para tolos. - responde com o olhar vago.
- Não. - digo firmemente tentando não parecer irritada por tal absurdo dito - Tolo é aquele que não acredita em sonhos e desacredita os sonhos de pequenas princesas como você. Tolo é aquele que te tornou uma pobre princesa, vazia de sonhos e esperanças.
- O que é esperança? - pergunta curiosa.
- É sempre crer.
- No que?
- Em si, na vida, no futuro... Nos sonhos.
Ela olha-me por um longo tempo. Será que pensa no que digo ou já voltou para seu esconderijo?
Ouço passos no corredor. Nós duas olhamos para a porta. A luz lá fora se acende e mais passos se aproximam do quarto em que estamos. Ouço a voz de um homem e de uma criança, mas não entendo o que falam.
- Você crê? - ela pergunta olhando novamente para mim - Crê em si?
Afago sua cabeça novamente e, em seguida, seguro sua boneca de pano trazendo-a para perto de mim. Ela não titubeia ao ter seu xodó retirado de seus braços. Abraço Princesa e olho para a menina que ainda espera uma resposta.
A porta se abre e vejo pezinhos gorduchos entrarem.
A figura da menina a minha frente evapora-se. Ela se foi. A pobre princesa partiu novamente e não sei quando voltará, sinto sua falta, mas não quero olhar novamente em seus tristes olhos verdes.
- Mamãe? - ouço a dona dos pezinhos chamar.
- Diga Sara. - respondo.
- Posso deitar com você? - ela diz em sua voz de criança.
- Claro, mas pegue a coberta. O chão está frio. - falo com doçura.
Sara carrega a coberta de cima da cama para o chão. Entrego-lhe a boneca de pano e enrolo a nós duas deitando-a em meu colo.
- Por que ta deitada no chão, mamãe? - minha filha pergunta me olhando curiosa.
- Velhos hábitos, pequena.
Observo meu reflexo em seus olhos verdes iguais aos meus.
Meus olhos nunca mais se entristeceram ao olhar os seus pela primeira vez.
Apesar de me visitar às vezes a pobre princesa se fora de vez.
Era uma vez uma pobre princesa...

texto por Jéssica de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que tenha gostado do post e sinta-se à vontade para dar sua opinião aqui e voltar sempre que quiser. Pode também deixar o link do blog para que eu e outros leitores possamos conhecer um pouco de você.
Muito obrigada pela visita.